Nos conhecer e saber dos benefícios de se ter uma boa noite de sono, são fundamentais para a nossa saúde corporal. O ciclo do sono é composto por um conjunto de fases, onde cada fase possui suas características neuronais, durações e funções. Normalmente, possuímos entre 4 e 6 ciclos de sono em uma noite típica. Conheça abaixo a descrição de cada fase, individualmente:
Fase 1: A primeira fase, a fase do adormecimento, possui duração de até 15 minutos. Essa fase funciona como a transição entre o estado de vigília (estar acordado) e o sono. Onde, os batimentos cardíacos e a respiração diminuem, e os músculos relaxam mais. Se você for acordado nessa fase, provavelmente dirá rapidamente que não estava dormindo.
Fase 2: Conhecida como fase do sono leve. É a fase onde o corpo já se encontra relaxado e dormindo, as ondas cerebrais ficam mais lentas, a temperatura corporal e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem. Com uma duração de cerca de 20 minutos, você cruza o limite entre estar acordado e dormindo.
Fase 3: Esta é a fase onde começa o sono profundo, na qual os músculos relaxam completamente e as ondas cerebrais se tornam mais amplas e lentas. É uma fase mais rápida, com uma duração média de 5% do tempo total do sono.
Fase 4: É a fase do sono profundo propriamente dito, onde o corpo se recupera de pequenas lesões que surgiram durante o dia. Essa fase é muito importante para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para recuperação de células e órgãos. Possui uma duração de cerca de 55 minutos e você fica totalmente inconsciente.
Fase 5: O sono REM é a última fase do ciclo do sono. Os músculos se encontram paralisados e as frequências cardíacas e respiratórias aumentam, e a pressão arterial sobe. É o momento onde o cérebro faz uma faxina geral, reciclando a memória. A atividade cerebral está a pleno vapor e desencadeia o processo de formação dos sonhos. A fase REM é a mais demorada do ciclo do sono, podendo chegar até aos 20 ou 30 minutos de duração.
Após o breve entendimento das fases e a importância de cada uma delas. Podemos evidenciar a importância da valorização do nosso sono. Valorizar o conforto não é um privilégio, após saber um pouco mais do nosso corpo e os benefícios de uma boa noite de sono.