Os distúrbios do sono são alterações na capacidade de dormir perfeitamente, seja por alterações cerebrais, desregulação entre vigília (estar acordado) e o sono, alterações no sistema respiratório, etc… Existem dezenas de distúrbios do sono, que podem surgir independente da idade. Sempre que existirem, eles devem ser tratados, pois a longo prazo podem afetar gravemente a saúde do corpo e da mente.
Caso ocorra algum sintoma de alteração do sono, os profissionais mais indicados para diagnosticar e tratar as causas são: o médico especialista do sono, clínico geral, geriatra, psiquiatra e neurologista. Os tratamentos dependem da sua causa, porém, normalmente são indicados mudança de hábitos noturnos, psicoterapia ou medicamentos e produtos naturais.
Abaixo você pode conferir a lista de alguns distúrbios do sono mais comuns e suas possíveis causas:
Insônia: Popularmente conhecida, a insônia é o distúrbio do sono mais frequente. Pode ser identificada pela dificuldade em começar o sono, ansiedade, dificuldade em manter o sono, despertares, ou até mesmo pela sensação de cansaço durante o dia.
Apneia do sono: Também conhecida como apneia obstrutiva do sono, é caracterizada por uma perturbação da respiração, onde ocorre uma interrupção do fluxo respiratório, por meio de um colapso das aéreas. Esta doença provoca alterações no sono, sendo uma delas a incapacidade de atingir fases mais profundas, resultando na dificuldade do descanso adequado.
Sonambulismo: Este distúrbio faz parte da classe de distúrbios que provocam comportamentos inadequados durante o sono, em que há alteração do padrão do sono devido à ativação das áreas do cérebro em momentos inapropriados. É mais frequente em crianças, apesar de poder existir em qualquer idade. O sonâmbulo manifesta atividades motoras complexas, como caminhar ou até mesmo conversar, onde geralmente há pouca recordação do ocorrido.
Bruxismo: É caracterizado por ranger e apertar os dentes inconscientemente, de forma involuntária. Causando complicações como alterações dentárias, dores de cabeça, além de dores na mandíbula. Este distúrbio é mais comum em crianças, podendo se manifestar em adultos, sendo mais frequente na hora de dormir.
Paralisia do sono: Conhecida pela incapacidade de se mover ou falar logo após acordar, a paralisia do sono surge devido a um atraso na capacidade de movimentar os músculos, após o despertar. Durante esse distúrbio, o indivíduo permanece consciente até conseguir recuperar sua força e o controle dos músculos.
Vale ressaltar que a causa destes distúrbios devem ser indicadas e tratadas por um profissional da área. Valorize seu sono, priorize sempre o conforto!