Já é automático do nosso corpo querer se espreguiçar. Assim que acordamos e ao longo do dia. Conforme o ritmo aumenta, quando não fazemos exercícios regularmente, pode ser que o corpo sinta necessidade do alongamento por um motivo mais sério: a dor surgida da tensão muscular. Quando não for possível fazer uma rotina que inclua exercícios físicos, a prática de alongamentos em casa pode (e deve) ser seguida.
Bons horários para fazer alongamentos são na parte da manhã, após acordar e antes de começar o dia e também na parte da noite, antes de voltar para a cama para dormir. Antes de sair de casa, vai dar aquela despertada no seu corpo e elevar o seu nível de energia e humor. Já fazendo no fim da noite, vai ajudar a aliviar alguns estresses que os músculos podem acumular devido a fatores emocionais como ansiedade.
Não sabe por onde começar seus exercícios? Confira nossas dicas e invista nesse passo importante para sua saúde.
Estique um braço para frente com a palma da mão aberta, flexione levemente os dedos com a outra mão na sua direção. Repita com o outro braço. Conte devagar até 30 para cada braço.
Deixe as pernas juntas, com as mãos para trás e curve o tronco para frente evitando dobrar os joelhos. Conte devagar até 30 nessa posição e na hora de voltar, volte levantando devagar.
Faça movimentos circulares com seus ombros, movimentando de frente para trás, como se estivesse remando um barco. Você pode deixar os braços para baixo ao lado do tronco se focando somente nos ombros, ou ainda, abrir ambos os braços e movimentá-los junto no movimento para trás.
Um bom alongamento para a coluna é a conhecida posição da criança na ioga. Esteja em um tapete antiderrapante, fique de joelhos, sente-se sobre suas pernas dobradas e curve o tronco para frente. Você pode esticar os braços para frente com as palmas estiradas no chão. Encoste a sua testa no chão e permaneça por cerca de 30 segundos a um minuto. Na hora de sair dessa posição, levante devagar.
Deite-se no tapete com a barriga para baixo e com as palmas da mão no tapete e curve o tronco e a cabeça para cima, olhando para o teto, enquanto deixa os quadris apoiados no tapete. Conte até 30 segundos e volte a deitar devagar com a cabeça para baixo e na hora de levantar para sair da posição, faça isso devagar.
Essas posições não são difíceis de fazer, promovem relaxamento muscular e mental e, na hora de fazê-las à noite, você ainda ganha a vantagem de ter esse relaxamento como uma preparação para a hora de dormir. E na hora de dormir, é importante ter colchão e travesseiros adequados para o suporte, para que suas horas de sono realmente façam a reparação do corpo.
Os travesseiros da Marcbrayn são campeões de venda, e você pode ter um relaxamento incrível com anatômico, e usar a linha saúde para ter apoio nos seus alongamentos!